Você está em:

  • 07
    DEZ

    Tapioca Granfino não é a goma de tapioca hidratada

    • Por Comunicação Granfino
    • Categoria Receitas
    • Comentários 0


    Prezados amigos leitores,

    Devido a muitas dúvidas quanto ao preparo de um novo segmento do derivado de mandioca denominado Goma de Tapioca Hidratada, famosa pela receita Nordestina de fazer “tapioca” na frigideira, resolvemos escrever para vocês que ainda têm dúvida sobre as diferenças do tradicional produto Tapioca Granulada e de outro produto, a Goma de Tapioca Hidratada, mas cujo o nome está sendo difundido apenas como Tapioca, ainda que de maneira equivocada, e que hoje a procura é grande pelos nossos consumidores.

    No Brasil e no mundo, vários produtos derivados da mandioca são também chamados de tapioca, o que pode confundir muitas pessoas na hora da escolha do produto.

    Para se chegar até chegar à goma de tapioca ou polvilho de goma que é usada para fazer a tapioca de frigideira, a culinária Nordestina utiliza um tipo de farinha derivada da mandioca, obtida através da moagem da raiz, que precisa ser bem ralada. Após esse processo bastante demorado é adicionado água à receita até que se torne uma massa. É necessário que a massa seja curada para aí sim preparar a tapioca de frigideira.

    Para tanto, gostaríamos de salientar que a tapioca da Granfino é do tipo granulada. O nosso produto NÃO é a goma de tapioca hidratada, também conhecida como polvilho de goma ou beiju, produto comercializado como “Goma de Tapioca Hidratada” pronto para fazer a tradicional tapioca de frigideira.

    Ainda assim, acreditamos que o termo genérico “Tapioca” deverá confundir muitos consumidores, uma vez que não existe regulamentação para determinar que tipo de derivado de mandioca é de fato Tapioca, pois este termo está ligado a uma característica regional.

    Uma dica que podemos dar aos nossos consumidores é que primeiro identifique que tipo de receita de “Tapioca” deseja fazer e então procure na embalagem o tipo mais adequado a sua receita. Por lei, todos os produtos devem ter a denominação de tipo em sua embalagem.

    No entanto, a Granfino oferece o Polvilho Doce que também serve para fazer a receita de tapioca com resultado similar ao usado com a tapioca tipo goma.

    Confira a receita de Tapioca de Polvilho Doce:

     

    Ingredientes

    • 2 xícaras de Polvilho Doce Granfino
    • 1 colher rasa de (café) de Sal Granfino
    • Água suficiente

    Modo de Preparo

    1. Misture o Sal Granfino com a água até dissolver bem, coloque o Polvilho Doce Granfino em uma tigela e vá respingando a água AOS POUCOS (não é para usar toda a água) até formar uma farofa úmida.
    2. Passe essa farofa por uma peneira de furos meio grande, para que não fique com uma aparência ruim.
    3. Divida essa massa em 3 porções e espalhe em uma chapa quente ou em uma frigideira antiaderente.
    4. Deixe assar até que a goma comece a ficar transparente.
    5. Retire e faça o mesmo processo com o restante da massa.
    6. Recheie a gosto e sirva em seguida.


    Envie para um amigo Imprimir