Você está em:

  • 23
    AGO

    O Arroz de cada dia!

    • Por Granfino
    • Categoria Curiosidades
    • Comentários 0


    O arroz é um alimento cultivado em mais de 100 países e consumido regularmente por mais de dois terços da população mundial. A origem, mais aceita, do cultivo do arroz nos remete a China antiga embora os primeiros registros da planta na forma selvagem tenham sido na Índia.

    O registro mais antigo conhecido provém de aproximadamente 2700 a.C. quando o imperador chinês Sheng Nung realizava uma cerimônia em que se semeavam cinco cereais, ente eles estava o arroz. Com a expansão chinesa por volta de 300 a.C. o Egito e a Síria conheceram esse cereal.

    Nessa época os Gregos e Romanos já conheciam o arroz e pela dificuldade de aquisição era considerado como rara iguaria onde só os mais ricos poderiam consumir. O arroz já exista no Brasil, antes que os portugueses o trouxessem no período colonial, eram espécies selvagens encontradas em regiões alagadas próximasao litoral e região amazônica que os Índios Tupis já consumiam e chamavam de abatiuapé (milho d’água).

    O cultivo organizado de arroz no Brasil começa em meados do séc XVIII na região nordeste, principalmente Bahia. Atualmente o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz, produzindo até 50% de todo arroz brasileiro.

    Uma crença oriental conta que o arroz representa a fertilidade, por isso nos casamentos é comum jogar arroz sobre os noivos.



    Envie para um amigo Imprimir